Futuro, Fortuito, Incerto e de Boa Fé
O Atuário, como já falei, é um profissional da área de seguros. Mas o que é SEGURO?
O seguro surgiu da necessidade humana de evitar a perda financeira de um BEM (em post futuro detalharei um pouco mais esta questão de Bem).
Existem relatos muito antigos desta preocupação de evitar, ou reduzir, este prejuízo, no entanto, a operação de seguro teve seu início com a expansão Marítima que ocorreu durante o Mercantismo.
A navegação neste período não contava com os recursos tecnológicos dos dias atuais. Apesar da necessidade de realizar o transporte marítimo de cargas, para atingir novos e promissores mercados, a navegação especialmente a de longa distância era uma verdadeira aventura.
Existia assim, uma significativa possibilidade da viagem não ser bem sucedida.
E foi justamente um contrato de seguro marítimo o primeiro contrato de seguros, firmado nos moldes em que o conhecemos, foi emitido em Gênova no ano de 1347.
O seguro fundamenta-se no princípio da Boa Fé e trata de risco Futuro, Fortuito e Incerto.
Significa dizer que, trata-se de assegurar um risco que existe a possibilidade de se concretizar, em um período determinado (a estar por vir) sem a intenção ou dolo das partes.
Gostei do conteúdo, tenho curiosidade por este tema e estou adorando a abordagem.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue bom que gostou das primeiras publicações, estou preparando as próximas, acompanhe o blog que logo terá novidade.
Abraço